segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Os benefícios de possuir um animal de companhia para pessoas de meia-idade e mais velhas


Animais e seres humanos estão ligados por relações que ajudam as pessoas a aprender sobre certos aspetos da vida e da natureza, a desenvolver sentimentos positivos e a assumir responsabilidades. Nesta base, possuir um animal de estimação, ou seja, partilhar a sua casa com um animal, contribui para criar valores e melhorar a saúde (tanto da pessoa como do animal de estimação).
Viver com animais de estimação tem significados diferentes, dependendo da idade e do sexo dos sujeitos. Por exemplo, as crianças costumam desenvolver uma relação lúdica com seus animais, enquanto que os adolescentes vêm neles companheiros. Os adultos e idosos consideram-nos como bebés, criaturas amadas que lhes fazem companhia e que partilham as suas vidas com eles. As mulheres preocupam-se muitas vezes que os seus animais de estimação estabeleçam contato com outras pessoas; os homens, no entanto, acreditam que seus animais devem ser incentivados à atividade física e a ajudar a proteger a casa dos seus donos.
Vários estudos têm mostrado como pode ser útil viver com animais de estimação; ajuda pessoas doentes a recuperar a sua saúde e também como meio de prevenir muitas doenças, particularmente as cardiovasculares.
No que respeita à saúde mental, quando o processo de envelhecimento avança, problemas de saúde mental podem surgir. Por exemplo, na meia idade, dos 40 aos 59 anos, uma fase em que mudanças nas atividades reprodutivas começam a se tornar evidentes, é um momento potencialmente cheio de alterações na estrutura da família, os filhos e filhas jovens podem mudar-se para as suas próprias casas, novos membros passam a integrar a família, pode haver nascimentos e mortes e, em alguns casos, separações ...
As pessoas mais velhas, com mais de 60 anos, passaram por estas alterações orgânicas e podem ser muito afetadas do ponto de vista psicológico, pois podem sentir-se sozinhas, isoladas, ansiosas e angustiadas, uma vez que não podem desenvolver as suas capacidades e habilidades como costumavam fazer antes.
Partilhar a vida com animais de estimação pode ser muito útil para melhorar a autoestima dessas pessoas, fazendo-as sentir necessárias e úteis, minimizando a depressão, focando os seus interesses, impelindo-as a cuidarem melhor de si mesmas, a participar em eventos relacionados com animais, ou somente passeando e exercitando-se, a fim de satisfazerem as necessidades de seus animais, algo que tem um impacto muito positivo na sua saúde física e mental e no controle de peso corporal. Acariciando um cachorro ou um gato ,reduz a pressão arterial e a observação de peixes ornamentais é realmente relaxante.
E, no que diz respeito aos benefícios para os animais de companhia, quando eles estão abrigados numa casa em que recebem atenção veterinária, carinho e cuidados, as agressões ambientais podem ser evitadas e também a transmissão de doenças de animais na via pública. Quando os animais de companhia são bem alimentados e têm um lugar seguro para viver, a sua qualidade de vida e de bem-estar melhoram muito, bem como fazerem parte de uma relação baseada no respeito, amor e mútuo “dar e receber”.
* Dr. Beatriz Hugues Hernandorena
MSc Veterinário em Havana (Cuba). SCCCV Presidente
Tradução de artigo do The Pet Journal  1012-10-11

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.