segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Hematoma da orelha (Otohematoma)

O otohematoma canino é uma entidade clínica comum na prática veterinária que se apresenta como uma tumefação flutuante, ou seja, por uma acumulação de sangue entre a cartilagem e a pele do pavilhão auricular. Esta tumefação pode variar a sua apresentação quer na sua posição, quer no seu tamanho podendo ocupar totalmente ou apenas de forma parcial a orelha.
Pode ocorrer em ambas as faces das orelhas, mas surge principalmente na sua superfície côncava.Ocorre mais frequentemente em cães de orelhas caídas, contudo pode surgir em cães de orelhas eretas e em gatos. Os machos são mais afetados do que as fêmeas e sucede com maior frequência em animais mais velhos.
A sua causa é desconhecida contudo crê-se que o trauma provocado pelo animal que coça e sacode as orelhas é a causa mais comum. Como factores predisponentes ao seu desenvolvimento incluem-se: parasitas (sarna, ixodídeos-carraças), seborreia, otite (malassezia, bactérias) que conduzem exatamente a este trauma.
O traumatismo leva à rutura dos vasos sanguíneos do pavilhão auricular com o consequente desenvolvimento do otohematoma. De salientar que o peso extra originado gera muito desconforto e dor, podendo eventualmente levar à fibrose e deformação da orelha pelo que deve ser tratado o mais célere possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.